Documentos | Como fica o título de eleitor depois do casamento?

jpg_20131101120717_51

Toda hora a gente vê propaganda da Justiça Eleitoral na tv, convocando todos para fazerem o recadastramento biométrico. Talvez para vocês, que se casaram e mudaram o nome, tenha surgido as mesmas dúvidas que me surgiram:

O que devo fazer antes? Recadastrar minha digital logo? Mudar meu título antes? E será que tem que mudar? Ou a mudança é automática junto com o CPF? Eu mudei de casa depois que casei, como faço pra mudar meu local de votação?

Bem, infelizmente nossos dados para o nosso país ainda não estão bem integrados, cruzados. Então temos sim que atualizar nosso título de eleitor!

Mas calma, é mais simples do que parece! Sigam os passos abaixo que não tem erro.

Como faço para alterar meu nome no título para o nome de casado?

A revisão de dados cadastrais, seja para alteração do nome, ou para a correção de algum erro, como também para atualização de endereço, ou mudança de local de votação pode ser iniciada por meio do Título Net e concluída no cartório eleitoral.
Na tela de identificação, os dados solicitados devem ser preenchidos conforme constam no seu título. Se houver alguma divergência entre o que você informou e o que consta no Cadastro Eleitoral, o sistema não autorizará o prosseguimento. Nesse caso, a operação desejada deverá ser requerida no cartório eleitoral.

  • Para alteração ou correção de dados pessoais, é preciso apresentar um documento no qual os dados estejam corretos.
  • Para atualização do nome em decorrência de casamento ou de separação judicial, é necessário apresentar a certidão de casamento. No caso de pedido de retorno ao nome de solteiro (a), a certidão deve conter averbação da separação.
  • Para requerimento de transferência de título, é preciso apresentar o comprovante de residência do novo domicílio.
  • Para mudança do local de votação ou atualização de endereço, é necessário apresentar o novo comprovante de residência.
  • O documento oficial de identidade apresentado deverá conter: nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade. Assim, a apresentação de passaporte em seu novo modelo ou de Carteira Nacional de Habilitação exigirá complementação documental.

{Clique aqui para ver a reportagem que o TSE fez sobre este assunto.}

E aí, vamos ficar em dia com a Justiça Eleitoral? Não deixem pra última hora, estou prevendo um certo caos para quem fizer isso! rs

Fonte: TSE

P.S.: A Ana Cláudia, leitora nossa daqui de Brasília, nos contou que agendou o recadastramento, levou todos os documentos no mesmo dia e atualizou tudo de uma vez. E que foi bem fácil. Bom saber, né?

3 Comments on Documentos | Como fica o título de eleitor depois do casamento?

  1. Dani Guimaraes
    28 de novembro de 2013 at 15:17 (2 anos ago)

    Mas que amado este blog!!! Por estas e outros q adoroo…super informativo!! No meu caso não muda porque ainda não casei e não preciso mudar o título mas de qualquer forma passei para registrar meu ELOGIO!!! 😉

    Responder
    • Rafaela Grimm
      28 de novembro de 2013 at 15:20 (2 anos ago)

      Dani, você é muito querida! 😀
      Fico feliz da vida que goste do nosso conteúdo!
      Beijooo

      Responder
  2. Maria Silvanuza
    14 de abril de 2015 at 10:04 (4 meses ago)

    como faço para muda o numero de incrição do meu titulo?

    Responder

Deixe uma resposta

Conversadelas © 2014 Todos os direitos reservados.